Gallerist moderniza experiência e aumenta receita em 115% com estratégia de UX e CRO da Wicomm

18 de dezembro de 2025

Gallerist é um e-commerce que vai muito além da venda de roupas femininas. O propósito é conectar curadoria, arte e moda contemporânea. Sendo referência no segmento multi-brand premium e fundada em 2011, a marca se destaca por oferecer peças exclusivas de labels selecionadas a dedo.


Além de trabalhar com grandes nomes da moda, o e-commerce conta com marcas autorais de forte identidade, como All Most Vintage, Clemence, Framed, Linnen, Edamami e RSVP. Seu grande diferencial sempre foi sua curadoria refinada, respeitando o estilo e o tempo de cada mulher.


Desafio: modernizar o layout para aumentar as conversões


Mesmo com o forte posicionamento de mercado, a marca enfrentava um desafio técnico e estético: o site operava com um layout que já não acompanhava a evolução da experiência do usuário. Havia oportunidades claras para modernização e também para transformar a navegação em um motor de vendas mais eficiente.


O cenário era claro: era preciso atualizar a interface para refletir a sofisticação do Gallerist, mas mantendo o foco nas métricas de performance. Além do redesign, que precisava traduzir a essência da marca, era preciso trazer maior eficiência em conversão e que o novo design aproveitasse todo o potencial da infraestrutura da VTEX.


Estratégia: união entre CRO, UX e desenvolvimento


Para equilibrar a identidade visual única do Gallerist com as melhores práticas de e-commerce, a Wicomm mobilizou suas frentes de CRO, UX Design e Front-End especializado em VTEX, sem perder de vista o crescimento orgânico.


O projeto foi desenhado e pensado para otimizar a jornada de compra, de ponta a ponta, garantindo que a beleza das peças não competisse com a funcionalidade do site, mas sim impulsionasse as vendas.


Análise e benchmark


Antes de qualquer alteração visual, as frentes realizaram uma análise completa para identificar os pontos de atrito que impediam o usuário de finalizar a compra. A partir dela, foram pensadas e detectadas oportunidades de melhoria na interface.


Redesign estratégico


A reformulação visual trabalhou as páginas mais críticas para o resultado esperado:

  • Home page: remodelada para ter um viés maior de conversão, sem perder o apelo editorial característico da marca.
  • PLPs: otimizada para facilitar que o usuário encontrasse os produtos mais rápido, além de facilitar a navegação pelo catálogo de marcas parceiras e autorais.
  • PDPs: reestruturada para valorizar a informação e incentivar a decisão de compra.


Implementação Front-End


A equipe da Wicomm aplicou as melhores práticas da plataforma VTEX, garantindo um carregamento ágil e fidelidade ao design proposto, transformando a navegação em uma experiência fluida e responsiva.


Resultados


A intervenção da Wicomm provou que o design e a performance caminham juntos. Os resultados pós-implementação foram medidos na semana seguinte à publicação do novo layout, com um retorno sobre o investimento imediato.


Crescimento consolidado (pós-go live)

  • Receita: +115,6%
  • Transações: +74,6%
  • Taxa de conversão: +58,7%
  • Adições ao carrinho: +44,4%
  • Ticket médio: +23,5%


Os números mostram que além do aumento no tráfego e interesse pela marca, houve uma melhoria real na eficiência do site em transformar visitantes em clientes. O aumento expressivo nas adições ao carrinho e na taxa de conversão valida a efetividade das melhorias de UX e a assertividade da estratégia de CRO.


O relayout das telas de Gallerist foi um sucesso e mostrou como a colaboração entre CRO e UX possibilita grandes resultados, combinando consistência visual, estética e funcionalidade”.

Gabriela Piccino, Analista de CRO - Wicomm.


Conclusão


A parceria entre o Gallerist e a Wicomm neste projeto de redesign reforça que a modernização de um e-commerce deve ser guiada por dados e executada com excelência técnica.


A união entre CRO com a capacidade de implementação do projeto na plataforma VTEX demonstra que é possível manter o DNA de marca e alavancar uma máquina de vendas de alta performance.


O projeto entregou tudo o que uma operação de sucesso busca e precisa: crescimento escalável, experiência do usuário impecável e um aumento direto na receita.


O relayout do site do Gallerist foi muito fluido e assertivo. A Wicomm entendeu muito rápido as nossas necessidades, capturou nossa identidade e traduziu tudo em um layout funcional e elegante. O processo foi super tranquilo, com poucos ciclos de feedback e aprovação, porque a entrega já vinha extremamente alinhada desde o início. Ficamos muito satisfeitos com o resultado e com a parceria”.

Gustavo Carvalho, Gerente de e-commerce Gallerist.

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