Como a Wicomm ajudou a Netlab a escalar conteúdo e crescer nas plataformas de IA

11 de setembro de 2025

Com centenas de categorias, a Netlab precisava de um caminho viável para escalar a produção e conquistar relevância também nas plataformas de inteligência artificial. A Wicomm trouxe a solução.

Sobre o cliente


Com mais de uma década de atuação no mercado, a Netlab é referência nacional na venda de equipamentos, acessórios e soluções para laboratórios.


Com um portfólio amplo e especializado, a marca atende desde instituições de ensino até laboratórios particulares, e-commerce e profissionais autônomos do setor. O foco em qualidade técnica, logística ágil e atendimento ao cliente posiciona a Netlab como um parceiro confiável para quem busca precisão e eficiência em laboratório.


Desafio


Com mais de 500 categorias ativas no e-commerce, a Netlab enfrentava um desafio comum a negócios com portfólio técnico e extenso: escalar a produção de conteúdo descritivo e otimizado, sem comprometer a qualidade.


Grande parte das páginas de categoria contava com conteúdos curtos ou inexistentes, dificultando o ranqueamento orgânico e limitando o potencial de atração de tráfego.
Havia uma oportunidade pouco explorada: o tráfego proveniente de ferramentas de IA, como
ChatGPT, Gemini e outras plataformas que já influenciam decisões de compra e pesquisa de produtos.


O objetivo do projeto foi claro: popular as páginas de categoria com conteúdo otimizado, em larga escala, e fortalecer a presença da marca junto aos novos mecanismos de busca baseados em IA.


Estratégia e solução


A Wicomm desenvolveu uma solução tecnológica sob medida, combinando SEO técnico, GEO (Generative Engine Optimization) e automação via inteligência artificial.


As entregas incluíram:


  • Ferramenta proprietária de IA generativa: criada para gerar textos únicos e relevantes com base nos dados internos do e-commerce, como especificações de produtos, atributos e categorias;
  • Criação de conteúdo para mais de 300 categorias: com textos ricos, completos e alinhados com a intenção de busca dos usuários, tanto para SEO tradicional quanto para otimização em IAs;
  • Foco em GEO: estruturação dos textos com clareza, autoridade e relevância, facilitando o rastreamento por mecanismos de IA e reforçando a presença da Netlab nesses canais;
  • Implementação e acompanhamento: monitoramento constante via GA4, com foco específico nas sessões e usuários vindos de plataformas como ChatGPT e similares.


“Nosso foco foi criar uma solução escalável, com conteúdo realmente útil para o usuário e que também fizesse sentido para os mecanismos de IA. Os resultados mostraram que esse caminho foi certeiro.”

Ewerton Leonardo – Analista de SEO Wicomm.


Resultados


Com a nova estrutura de conteúdo em produção e indexada, os números apresentaram crescimento já nos primeiros meses.,


Comparativo Maio–Julho vs. Fevereiro–Abril de 2025 (pós vs. pré-implementação)


  • Sessões vindas de IA: +144% (de 533 para 1.300)
  • Novos usuários vindos de IA: +151% (de 244 para 613)


Os dados demonstram o início de um novo canal de aquisição para o e-commerce da Netlab, com tráfego mais qualificado e já refletindo em ganho de relevância e conversão.


Conclusão


Ao escalar conteúdo com tecnologia e inteligência, a Netlab não só resolveu o gargalo de produção, como também se antecipou à nova fase do SEO, focada em IAs e buscas conversacionais.


Essa virada estratégica transformou a estrutura de categorias em ativos reais de aquisição e marca, consolidando mais um case de crescimento com a Wicomm.

Gostou?


Entre em contato no formulário ao lado e aguarde um retorno dos nossos especialistas.

Fale conosco:

4 de setembro de 2025
Com apoio da Wicomm, a Zema aumentou em 56% os cliques orgânicos e dobrou a presença na primeira página do Google com SEO técnico e conteúdo otimizado.
O que significa B2C
2 de setembro de 2025
Saiba o que é B2C na prática e como VTEX, Shopify e Wake ajudam a vender direto para o cliente. A Wicomm explica tudo para gestores de e-commerce.
storeront
2 de setembro de 2025
Entenda como o storefront melhora a performance, personalização e velocidade da loja. Veja como a Wicomm atua com Wake, VTEX e Shopify.