Como a Wicomm otimizou a experiência da Sapatella e impulsionou conversão, receita e transações

25 de julho de 2025

Com foco em usabilidade e performance, as melhorias aplicadas pela Wicomm no e-commerce da Sapatella superaram metas de crescimento com base em dados e experiência.

Sobre o cliente


A Sapatella é uma marca de moda com mais de 10 anos de história. Criada com o propósito de oferecer calçados e acessórios que encantam no dia a dia da mulher, a marca se posiciona com uma proposta mais urbana, divertida e acessível.

Sua essência é feminina, conectada e positiva, ou seja, esse DNA não aparece apenas nos produtos, mas também nos canais digitais.


O desafio


A Sapatella estabeleceu uma meta clara para o primeiro trimestre de 2025: crescer 30% em receita em relação ao ano anterior e se consolidar como uma operação digital relevante dentro do grupo Somos Sonho.


Embora o e-commerce já tivesse boa visibilidade de marca, havia pontos de fricção na jornada de compra. Faltavam algumas funcionalidades que facilitassem a navegação e a experiência mobile não acompanhava a evolução do comportamento da usuária final.


Era necessário intervir de forma cirúrgica e aprimorar a estrutura existente sem perder o estilo descontraído e leve que a marca representa.


"No início do ano, foi realizada uma análise completa da UX do site, entendendo os principais gargalos por meio de uma revisão minuciosa de todo o fluxo de navegação, pautada em dados valiosos do GA4 e nas visões fornecidas pelo mapa de calor. A partir disso, levantamos um backlog de atividades, que foram desenvolvidas para trazer o que há de melhor para a experiência do usuário".

Gabriela Piccino - analista de CRO Wicomm

 


Estratégia e solução


A equipe da Wicomm trabalhou com foco total em CRO (otimização da taxa de conversão) e UX (experiência do usuário), identificando os principais pontos de atrito e propondo várias soluções mais funcionais e consistentes com o branding da Sapatella.


Página inicial (Home)

  • Componente “Compre por Tamanho”.
  • Vitrines interativas.
  • Modal intermediário de compra rápida.


Header e navegação

  • Nova top bar.
  • Menu com navegação mais fluida e intuitiva.
  • Redesign do carrinho vazio com sugestão por categoria.


Página de produto (PDP)

  • Aviso de estoque aprimorado.


Página de listagem (PLP)

  • Filtros fixos e mais claros para facilitar a busca


Mini-cart

  • Barra de progresso para incentivo do frete grátis.


Projeto de relayout completo

  • Em andamento, com foco em padronização e escalabilidade.


Cada uma das funcionalidades sugeridas e criadas foram pensadas para reduzir cliques desnecessários, facilitar a tomada de decisão e melhorar a taxa de finalização de compra, principalmente nos dispositivos móveis.


"O foco do nosso trabalho foi criar uma navegação mais fluida e estratégica, pensando sempre nos dispositivos móveis. Cada elemento foi criado para garantir que as categorias fossem mais valorizadas e que pudessem facilitar as escolhas das clientes. Me inspirei muito no universo da marca e no comportamento do público para deixar as páginas mais dinâmicas e com sessões diferenciadas".
Taila Lopes
, UX UI Designer Wicomm

 


Resultados


As entregas geraram impacto direto nos indicadores estratégicos do e-commerce da Sapatella.


Durante o período avaliado, de 01 a 31 de maio de 2025 vs. o mesmo período de 2024, temos:


  • +32,5% de receita captada
  • +24% de aumento na taxa de conversão
  • +33,6% em número de transações


Esses resultados superaram a meta estabelecida para o semestre e comprovaram que com melhorias bem direcionadas na experiência do usuário podem destravar o crescimento sem depender exclusivamente de mídia paga.

 



Conclusão


A Wicomm conseguiu equilibrar a identidade de marca e a performance digital entregando um e-commerce mais inteligente, adaptado ao comportamento da usuária e com maior capacidade de escalar os resultados.


Mais do que redesenhar telas, este projeto mostrou como decisões bem fundamentadas em CRO e UX podem gerar valor direto para o negócio.

Gostou?


Entre em contato no formulário ao lado e aguarde um retorno dos nossos especialistas.

Fale conosco:

O que é o Generative Engine Optimization
18 de julho de 2025
Entenda o que é o Generative Engine Optimization e como você pode usá-lo em sua estratégia de marketing.
BLACKSKULL USA™ lança app nativo
12 de junho de 2025
Veja como a BLACKSKULL USA™ lançou um app completo em 30 dias com Wicomm e Eitri. Mais vendas, experiência diferenciada e descontos exclusivos.
11 de junho de 2025
A sua privacidade é importante para nós. É política do Wicomm respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site Wicomm , e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Também informamos por que estamos coletando e como será usado. Apenas retemos as informações coletadas pelo tempo necessário para fornecer o serviço solicitado. Quando armazenamos dados, protegemos dentro de meios comercialmente aceitáveis ​​para evitar perdas e roubos, bem como acesso, divulgação, cópia, uso ou modificação não autorizados. Não compartilhamos informações de identificação pessoal publicamente ou com terceiros, exceto quando exigido por lei. O nosso site pode ter links para sites externos que não são operados por nós. Esteja ciente de que não temos controle sobre o conteúdo e práticas desses sites e não podemos aceitar responsabilidade por suas respectivas políticas de privacidade. Você é livre para recusar a nossa solicitação de informações pessoais, entendendo que talvez não possamos fornecer alguns dos serviços desejados. O uso continuado de nosso site será considerado como aceitação de nossas práticas em torno de privacidade e informações pessoais. Se você tiver alguma dúvida sobre como lidamos com dados do usuário e informações pessoais, entre em contacto conosco. O serviço Google AdSense que usamos para veicular publicidade usa um cookie DoubleClick para veicular anúncios mais relevantes em toda a Web e limitar o número de vezes que um determinado anúncio é exibido para você. Para mais informações sobre o Google AdSense, consulte as FAQs oficiais sobre privacidade do Google AdSense. Utilizamos anúncios para compensar os custos de funcionamento deste site e fornecer financiamento para futuros desenvolvimentos. Os cookies de publicidade comportamental usados ​​por este site foram projetados para garantir que você forneça os anúncios mais relevantes sempre que possível, rastreando anonimamente seus interesses e apresentando coisas semelhantes que possam ser do seu interesse. Vários parceiros anunciam em nosso nome e os cookies de rastreamento de afiliados simplesmente nos permitem ver se nossos clientes acessaram o site através de um dos sites de nossos parceiros, para que possamos creditá-los adequadamente e, quando aplicável, permitir que nossos parceiros afiliados ofereçam qualquer promoção que pode fornecê-lo para fazer uma compra. Compromisso do Usuário O usuário se compromete a fazer uso adequado dos conteúdos e da informação que o Wicomm oferece no site e com caráter enunciativo, mas não limitativo: A) Não se envolver em atividades que sejam ilegais ou contrárias à boa fé a à ordem pública; B) Não difundir propaganda ou conteúdo de natureza racista, xenofóbica, jogos de sorte ou azar, qualquer tipo de pornografia ilegal, de apologia ao terrorismo ou contra os direitos humanos; C) Não causar danos aos sistemas físicos (hardwares) e lógicos (softwares) do Wicomm, de seus fornecedores ou terceiros, para introduzir ou disseminar vírus informáticos ou quaisquer outros sistemas de hardware ou software que sejam capazes de causar danos anteriormente mencionados. Mais informações Esperemos que esteja esclarecido e, como mencionado anteriormente, se houver algo que você não tem certeza se precisa ou não, geralmente é mais seguro deixar os cookies ativados, caso interaja com um dos recursos que você usa em nosso site. Esta política é efetiva a partir de 5 Junho de 2025.