Como a Wicomm otimizou a experiência da Sapatella e impulsionou conversão, receita e transações
Com foco em usabilidade e performance, as melhorias aplicadas pela Wicomm no e-commerce da Sapatella superaram metas de crescimento com base em dados e experiência.
Sobre o cliente
A Sapatella é uma marca de moda com mais de 10 anos de história. Criada com o propósito de oferecer calçados e acessórios que encantam no dia a dia da mulher, a marca se posiciona com uma proposta mais urbana, divertida e acessível.

Sua essência é feminina, conectada e positiva, ou seja, esse DNA não aparece apenas nos produtos, mas também nos canais digitais.
O desafio
A Sapatella estabeleceu uma meta clara para o primeiro trimestre de 2025: crescer 30% em receita em relação ao ano anterior e se consolidar como uma operação digital relevante dentro do grupo Somos Sonho.
Embora o e-commerce já tivesse boa visibilidade de marca, havia pontos de fricção na jornada de compra. Faltavam algumas funcionalidades que facilitassem a navegação e a experiência mobile não acompanhava a evolução do comportamento da usuária final.
Era necessário intervir de forma cirúrgica e aprimorar a estrutura existente sem perder o estilo descontraído e leve que a marca representa.
"No início do ano, foi realizada uma análise completa da UX do site, entendendo os principais gargalos por meio de uma revisão minuciosa de todo o fluxo de navegação, pautada em dados valiosos do GA4 e nas visões fornecidas pelo mapa de calor. A partir disso, levantamos um backlog de atividades, que foram desenvolvidas para trazer o que há de melhor para a experiência do usuário".
Gabriela Piccino - analista de CRO Wicomm
Estratégia e solução
A equipe da Wicomm trabalhou com foco total em CRO (otimização da taxa de conversão) e UX (experiência do usuário), identificando os principais pontos de atrito e propondo várias soluções mais funcionais e consistentes com o branding da Sapatella.
Página inicial (Home)
- Componente “Compre por Tamanho”.
- Vitrines interativas.
- Modal intermediário de compra rápida.
Header e navegação
- Nova top bar.
- Menu com navegação mais fluida e intuitiva.
- Redesign do carrinho vazio com sugestão por categoria.
Página de produto (PDP)
- Aviso de estoque aprimorado.
Página de listagem (PLP)
- Filtros fixos e mais claros para facilitar a busca
Mini-cart
- Barra de progresso para incentivo do frete grátis.
Projeto de relayout completo
- Em andamento, com foco em padronização e escalabilidade.
Cada uma das funcionalidades sugeridas e criadas foram pensadas para reduzir cliques desnecessários, facilitar a tomada de decisão e melhorar a taxa de finalização de compra, principalmente nos dispositivos móveis.
"O foco do nosso trabalho foi criar uma navegação mais fluida e estratégica, pensando sempre nos dispositivos móveis. Cada elemento foi criado para garantir que as categorias fossem mais valorizadas e que pudessem facilitar as escolhas das clientes. Me inspirei muito no universo da marca e no comportamento do público para deixar as páginas mais dinâmicas e com sessões diferenciadas".
Taila Lopes, UX UI Designer Wicomm
Resultados
As entregas geraram impacto direto nos indicadores estratégicos do e-commerce da Sapatella.
Durante o período avaliado, de 01 a 31 de maio de 2025 vs. o mesmo período de 2024, temos:
- +32,5% de receita captada
- +24% de aumento na taxa de conversão
- +33,6% em número de transações
Esses resultados superaram a meta estabelecida para o semestre e comprovaram que com melhorias bem direcionadas na experiência do usuário podem destravar o crescimento sem depender exclusivamente de mídia paga.
Conclusão
A Wicomm conseguiu equilibrar a identidade de marca e a performance digital entregando um e-commerce mais inteligente, adaptado ao comportamento da usuária e com maior capacidade de escalar os resultados.
Mais do que redesenhar telas, este projeto mostrou como decisões bem fundamentadas em CRO e UX podem gerar valor direto para o negócio.
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