Como a Wicomm otimizou a experiência da Sapatella e impulsionou conversão, receita e transações

25 de julho de 2025

Com foco em usabilidade e performance, as melhorias aplicadas pela Wicomm no e-commerce da Sapatella superaram metas de crescimento com base em dados e experiência.

Sobre o cliente


A Sapatella é uma marca de moda com mais de 10 anos de história. Criada com o propósito de oferecer calçados e acessórios que encantam no dia a dia da mulher, a marca se posiciona com uma proposta mais urbana, divertida e acessível.

Sua essência é feminina, conectada e positiva, ou seja, esse DNA não aparece apenas nos produtos, mas também nos canais digitais.


O desafio


A Sapatella estabeleceu uma meta clara para o primeiro trimestre de 2025: crescer 30% em receita em relação ao ano anterior e se consolidar como uma operação digital relevante dentro do grupo Somos Sonho.


Embora o e-commerce já tivesse boa visibilidade de marca, havia pontos de fricção na jornada de compra. Faltavam algumas funcionalidades que facilitassem a navegação e a experiência mobile não acompanhava a evolução do comportamento da usuária final.


Era necessário intervir de forma cirúrgica e aprimorar a estrutura existente sem perder o estilo descontraído e leve que a marca representa.


"No início do ano, foi realizada uma análise completa da UX do site, entendendo os principais gargalos por meio de uma revisão minuciosa de todo o fluxo de navegação, pautada em dados valiosos do GA4 e nas visões fornecidas pelo mapa de calor. A partir disso, levantamos um backlog de atividades, que foram desenvolvidas para trazer o que há de melhor para a experiência do usuário".

Gabriela Piccino - analista de CRO Wicomm

 


Estratégia e solução


A equipe da Wicomm trabalhou com foco total em CRO (otimização da taxa de conversão) e UX (experiência do usuário), identificando os principais pontos de atrito e propondo várias soluções mais funcionais e consistentes com o branding da Sapatella.


Página inicial (Home)

  • Componente “Compre por Tamanho”.
  • Vitrines interativas.
  • Modal intermediário de compra rápida.


Header e navegação

  • Nova top bar.
  • Menu com navegação mais fluida e intuitiva.
  • Redesign do carrinho vazio com sugestão por categoria.


Página de produto (PDP)

  • Aviso de estoque aprimorado.


Página de listagem (PLP)

  • Filtros fixos e mais claros para facilitar a busca


Mini-cart

  • Barra de progresso para incentivo do frete grátis.


Projeto de relayout completo

  • Em andamento, com foco em padronização e escalabilidade.


Cada uma das funcionalidades sugeridas e criadas foram pensadas para reduzir cliques desnecessários, facilitar a tomada de decisão e melhorar a taxa de finalização de compra, principalmente nos dispositivos móveis.


"O foco do nosso trabalho foi criar uma navegação mais fluida e estratégica, pensando sempre nos dispositivos móveis. Cada elemento foi criado para garantir que as categorias fossem mais valorizadas e que pudessem facilitar as escolhas das clientes. Me inspirei muito no universo da marca e no comportamento do público para deixar as páginas mais dinâmicas e com sessões diferenciadas".
Taila Lopes
, UX UI Designer Wicomm

 


Resultados


As entregas geraram impacto direto nos indicadores estratégicos do e-commerce da Sapatella.


Durante o período avaliado, de 01 a 31 de maio de 2025 vs. o mesmo período de 2024, temos:


  • +32,5% de receita captada
  • +24% de aumento na taxa de conversão
  • +33,6% em número de transações


Esses resultados superaram a meta estabelecida para o semestre e comprovaram que com melhorias bem direcionadas na experiência do usuário podem destravar o crescimento sem depender exclusivamente de mídia paga.

 



Conclusão


A Wicomm conseguiu equilibrar a identidade de marca e a performance digital entregando um e-commerce mais inteligente, adaptado ao comportamento da usuária e com maior capacidade de escalar os resultados.


Mais do que redesenhar telas, este projeto mostrou como decisões bem fundamentadas em CRO e UX podem gerar valor direto para o negócio.

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