Como a Wicomm impulsionou a presença digital da Zema com SEO estratégico

4 de setembro de 2025

A Zema é uma das maiores referências em Minas Gerais, mas ainda havia um desafio importante no digital: ser encontrada por quem não conhecia a marca. Foi com esse objetivo que a Wicomm entrou em cena, estruturando um trabalho de SEO para aumentar o tráfego qualificado.

Sobre o cliente


O Grupo Zema nasceu em Araxá (MG) e carrega mais de 100 anos de história. O que começou com uma pequena revenda de automóveis e um posto de combustível, se transformou em um dos maiores conglomerados empresariais do Brasil, com mais de 400 pontos de venda em diversos segmentos, como varejo, energia, automóveis e serviços financeiros.


Reconhecida por sua força regional de gestão familiar sólida, a Zema se tornou sinônimo de tradição e inovação em Minas Gerais e agora busca expandir sua influência para todo o país.


Desafio


Mesmo com toda sua solidez, o site da Zema enfrentava um problema estratégico: o tráfego orgânico era altamente dependente da força da marca. Havia uma baixa presença para pesquisas genéricas, ou seja, os consumidores que não conheciam o nome “Zema”, simplesmente não encontravam o e-commerce.


O site também enfrentava alguns gargalos técnicos, como falhas de renderização para o Googlebot, a ausência de otimizações on page e alguns problemas estruturais que comprometiam o rastreamento e a indexação das páginas.


O desafio era claro: ampliar o tráfego qualificado, aumentar a visibilidade para termos sem marca e preparar o site para ser mais competitivo nos buscadores e também nos mecanismos baseados em inteligência artificial (IA).


Estratégia e solução


A Wicomm liderou um trabalho estratégico com SEO técnico e conteúdo voltado para alta performance.


Entre as principais entregas estão:


  • Auditorias técnicas mensais, com identificação e correção de problemas, como falhas de renderização, indexação, canonicals mal configuradas e regras inadequadas no robots.txt;
  • Reestruturação da árvore de categorias, com o redesenho completo da estrutura de navegação com foco em palavras-chave transacionais e de alto volume;
  • Melhoria da taxa de rastreamento, com a criação de sitemaps otimizados, correção de links quebrados e o fortalecimento da arquitetura interna com links estratégicos;
  • Criação e otimização de conteúdo, com textos otimizados para categorias e coleções, conteúdo sazonal e posts para o blog que ranquearam em datas comemorativas e em termos comerciais;
  • Páginas de coleção para conversão e o desenvolvimento de páginas específicas para termos estratégicos, que reforçou a performance para a potencial venda;
  • Higienização de backlinks e aumento da CTR, que melhorou o índice de cliques nas páginas já rastreadas e;
  • Ajustes para indexação por IAs. As otimizações em GEO e de dados estruturados foram feitas pensando no futuro do SEO.


Com esse conjunto de ações, o site da Zema passou a responder melhor aos critérios de indexação, ganhou relevância em termos estratégicos e ampliou sua visibilidade nas páginas de pesquisa. O SEO deixou de ser apenas um apoio técnico e passou a desempenhar um papel central na escalada digital da Zema.


“Ver a Zema dobrar sua presença na primeira página do Google mostra a força de uma estratégia de SEO técnico bem executada e alinhada ao negócio”.

Alexssander Wild, Analista sênior SEO - Wicomm


Resultados


A combinação de ações técnicas e táticas trouxe resultados expressivos.


Os números a seguir comparam julho de 2025 com julho de 2024:

  • +56% de crescimento em cliques orgânicos
  • +57% de aumento nas impressões
  • +109% de crescimento no número de palavras na primeira página do Google


Principais resultados


  • +40% de crescimento na receita mensal via Organic Search e Organic Shopping
  • +96% de aumento na receita anual via canais orgânicos
  • +158% de crescimento nas sessões originadas por IAs (LLMs)


Conclusão


A parceria entre Zema e Wicomm transformou um cenário limitado pela força da marca em uma operação digital mais previsível, expansiva e alinhada com os novos tempos. O site ganhou relevância em buscas sem marca, melhorou o desempenho técnico e passou a se beneficiar também das novas dinâmicas de acesso via ferramentas de inteligência artificial.


Essa é a prova de que, com estratégia, técnica e foco em resultados, o SEO continua sendo um dos pilares mais consistentes de crescimento no digital.

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