Importância do conteúdo evergreen na sua estratégia de marketing de conteúdo

Jimena Bautista • 3 de abril de 2025

O marketing digital é uma verdadeira corrida de resistência, não de velocidade. Enquanto algumas campanhas geram picos rápidos de tráfego, outras geram resultados consistentes ao longo do tempo. Esse é o papel do conteúdo evergreen.


Mas por que ele é importante para o sucesso da sua empresa?


O que é conteúdo evergreen?


O conteúdo evergreen, ou conteúdo perene, é aquele que mantém sua relevância independente do tempo. Diferente das notícias ou das tendências passageiras, esse tipo de material informativo continua sendo útil para os leitores e usuários meses ou anos depois da sua publicação.


Pense nele como um investimento inteligente. Assim como um bom imóvel valoriza com o tempo, o conteúdo evergreen continua atraindo tráfego qualificado e gerando conversões sem a necessidade de atualizações constantes.


Qual é a diferença entre o conteúdo evergreen, sazonal e temporal?


São muitos conceitos e talvez eles pareçam um pouco confusos. Para entender melhor o que é o conteúdo atemporal, ou evergreen, vamos explicar a diferença dele para o sazonal e o temporal.


Veja:


  • Conteúdo evergreen: mantém sua relevância ao longo do tempo e continua útil, independente da data de publicação. Exemplo: “Como melhorar a taxa de conversão no e-commerce”;


  • Conteúdo sazonal: está diretamente relacionado a eventos, datas comemorativas ou períodos específicos do ano. Exemplo: “Tendências para a Black Friday”;


  • Conteúdo temporal: esse conteúdo tem um tempo de validade curto. Pode ser notícia ou tendências passageiras. Exemplo: “Calendário para e-commerce 2025”.


Esses três tipos de conteúdo são importantes para sua estratégia de marketing de conteúdo. É importante dosá-los da melhor maneira e de acordo com a época e a intenção.


Por que utilizar o conteúdo evergreen na sua estratégia?


Se a sua empresa ainda não investe nesse tipo de conteúdo, você está perdendo uma grande oportunidade de construir não só a autoridade da sua marca, mas também a de atrair clientes qualificados de forma contínua.


Veja algumas razões para começar a investir agora nesse tipo de conteúdo:


  • Tráfego constante: enquanto os conteúdos sazonais tendem a perder relevância, o evergreen mantém um fluxo contínuo de visitantes para o seu site e e-commerce;


  • Redução de custos com tráfego pago: a criação de materiais que ranqueia bem nos mecanismos de pesquisa de maneira orgânica reduz a dependência de anúncios pagos;


  • Maior conversão: conteúdos atemporais ajudam a educar seus clientes e aumentam a confiança na sua marca, facilitando o processo de decisão de compra;


  • Fortalecimento da marca: empresas que produzem conteúdos perenes se posicionam como referências em seus setores.


Com o conteúdo evergreen, sua empresa passa a ser uma fonte de conhecimento confiável para seus clientes e usuários. Quando esse cliente precisa de uma solução, ele busca informações no Google e encontra um artigo seu, mesmo que tenha sido publicado há anos.


Isso significa uma venda potencial sem esforço extra.


Como criar um conteúdo evergreen?


Nem todo conteúdo pode ser atemporal ou evergreen. Existem algumas particularidades que devem ser levadas em conta para que seu material seja útil por um longo período.


Para isso, siga as diretrizes:


Escolha temas duradouros


É importante evitar assuntos e temas que possam perder a relevância rapidamente. Foque sempre em conteúdos mais educativos, guias práticos e perguntas frequentes do seu público.


Alguns exemplos desse tipo de conteúdo são:


  • Como melhorar a taxa de conversão no e-commerce;
  • Guia completo para SEO em lojas virtuais;
  • Dicas para fidelizar clientes online.


Essa é uma estratégia que ajuda a manter vigente por um longo período o conteúdo.


Produza conteúdos completos e bem estruturados


Seu conteúdo precisa ser bem detalhado. Quanto mais profundo ele for, maior será sua longevidade. Um artigo raso pode precisar não só de ajustes frequentes, mas também pode precisar de revisões constantes, o que a longo prazo pode gerar custos adicionais na sua operação.


Otimize para SEO


Esse tipo de conteúdo só conseguirá ser efetivo se as pessoas o encontrarem nas buscas. Para isso:


  • Use palavras-chave estratégias ao longo do texto que façam sentido para o contexto;


  • Adicione links internos para conteúdos relacionados de maneira natural;


  • Escreva títulos e intertítulos claros e objetivos.


Uma das maneiras de atrair tráfego orgânico é otimizar seu conteúdo adotando sempre as estratégias de SEO.


Atualize com frequência os artigos


Ainda que esses conteúdos sejam atemporais, um bom conteúdo sempre precisa de pequenos ajustes para continuar relevante nas pesquisas. Revisite seus artigos evergreen para garantir que as informações, os links e dados estejam sempre atualizados.


Vantagens do conteúdo evergreen para o e-commerce


Trabalhar uma estratégia de conteúdos atemporais em seu e-commerce possui uma série de vantagens para sua operação.


Listamos algumas delas:


Aumento do tráfego orgânico

O Google prioriza conteúdos relevantes e de qualidade. Um bom artigo e bem otimizado para as buscas pode continuar ranqueando nas primeiras posições por anos, garantindo visitas constantes para o seu e-commerce sem custos adicionais.


Economia com o marketing pago


Em vez de depender exclusivamente de anúncios pagos para gerar tráfego, o conteúdo atemporal reduz essa necessidade atraindo visitantes organicamente. Isso significa um ROI maior e menos custos com aquisição de clientes.


Educação contínua do cliente


Os conteúdos informativos não só ajudam os consumidores a entenderem melhor os produtos ou serviços antes de realizarem a compra. Eles educam e informam sobre seu produto ou serviço, reduzem potenciais dúvidas, objeções e resistências, melhorando a conversão.


Clientes bem informados tendem a finalizar mais compras.


Maior fidelização dos clientes


Quando sua marca se torna uma fonte confiável de informações, os clientes voltarão ao seu site sempre que precisarem de ajuda. Isso fortalece o relacionamento com a audiência e aumenta a retenção dos clientes.


Melhor aproveitamento do funil de vendas


O conteúdo atemporal também pode ser utilizado em todas as etapas do funil de vendas. Eles podem ser artigos educativos que serão usados para atrair novos visitantes ou até mesmo guias detalhados que ajudarão na decisão de compra do seu cliente.


É possível adicionar chamadas para a ação (CTAs) em seus conteúdos, criar outros artifícios para geração e retenção de leads, como formulários e outros. Tudo dependerá da sua estratégia de funil de vendas.


Com a autoridade, vem os links

As vantagens não param por aí. Sites e e-commerces que são reconhecidos como autoridades em seus setores podem ser referência para outros do mesmo segmento. Essa construção de autoridade contribui diretamente para a conquista de backlinks, que impulsionará o ranqueamento nos mecanismos de buscas.


Quanto mais links você receber em seu site, mais você continuará escalando posições nas pesquisas.


Ter conteúdo evergreen na sua estratégia é ter uma vantagem competitiva


As empresas que dominam esse tipo de conteúdo têm uma vantagem significativa sobre os concorrentes que focam apenas em tendências passageiras. O tempo e os recursos investidos na criação desse tipo de material geram retornos contínuos e previsíveis.


Na Wicomm, ajudamos sua empresa a estruturar uma estratégia de marketing de conteúdo sólida, garantindo que seus resultados sejam relevantes e eficientes a curto, médio e longo prazo.


Se sua empresa ainda não utiliza o conteúdo evergreen como parte da estratégia de e-commerce, agora é a hora de isso. Entre em contato e transforme sua presença digital com materiais que geram resultados!

Gostou?


Entre em contato no formulário ao lado e aguarde um retorno dos nossos especialistas.

Fale conosco:

BLACKSKULL USA™ lança app nativo
12 de junho de 2025
Veja como a BLACKSKULL USA™ lançou um app completo em 30 dias com Wicomm e Eitri. Mais vendas, experiência diferenciada e descontos exclusivos.
11 de junho de 2025
A sua privacidade é importante para nós. É política do Wicomm respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site Wicomm , e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Também informamos por que estamos coletando e como será usado. Apenas retemos as informações coletadas pelo tempo necessário para fornecer o serviço solicitado. Quando armazenamos dados, protegemos dentro de meios comercialmente aceitáveis ​​para evitar perdas e roubos, bem como acesso, divulgação, cópia, uso ou modificação não autorizados. Não compartilhamos informações de identificação pessoal publicamente ou com terceiros, exceto quando exigido por lei. O nosso site pode ter links para sites externos que não são operados por nós. Esteja ciente de que não temos controle sobre o conteúdo e práticas desses sites e não podemos aceitar responsabilidade por suas respectivas políticas de privacidade. Você é livre para recusar a nossa solicitação de informações pessoais, entendendo que talvez não possamos fornecer alguns dos serviços desejados. O uso continuado de nosso site será considerado como aceitação de nossas práticas em torno de privacidade e informações pessoais. Se você tiver alguma dúvida sobre como lidamos com dados do usuário e informações pessoais, entre em contacto conosco. O serviço Google AdSense que usamos para veicular publicidade usa um cookie DoubleClick para veicular anúncios mais relevantes em toda a Web e limitar o número de vezes que um determinado anúncio é exibido para você. Para mais informações sobre o Google AdSense, consulte as FAQs oficiais sobre privacidade do Google AdSense. Utilizamos anúncios para compensar os custos de funcionamento deste site e fornecer financiamento para futuros desenvolvimentos. Os cookies de publicidade comportamental usados ​​por este site foram projetados para garantir que você forneça os anúncios mais relevantes sempre que possível, rastreando anonimamente seus interesses e apresentando coisas semelhantes que possam ser do seu interesse. Vários parceiros anunciam em nosso nome e os cookies de rastreamento de afiliados simplesmente nos permitem ver se nossos clientes acessaram o site através de um dos sites de nossos parceiros, para que possamos creditá-los adequadamente e, quando aplicável, permitir que nossos parceiros afiliados ofereçam qualquer promoção que pode fornecê-lo para fazer uma compra. Compromisso do Usuário O usuário se compromete a fazer uso adequado dos conteúdos e da informação que o Wicomm oferece no site e com caráter enunciativo, mas não limitativo: A) Não se envolver em atividades que sejam ilegais ou contrárias à boa fé a à ordem pública; B) Não difundir propaganda ou conteúdo de natureza racista, xenofóbica, jogos de sorte ou azar, qualquer tipo de pornografia ilegal, de apologia ao terrorismo ou contra os direitos humanos; C) Não causar danos aos sistemas físicos (hardwares) e lógicos (softwares) do Wicomm, de seus fornecedores ou terceiros, para introduzir ou disseminar vírus informáticos ou quaisquer outros sistemas de hardware ou software que sejam capazes de causar danos anteriormente mencionados. Mais informações Esperemos que esteja esclarecido e, como mencionado anteriormente, se houver algo que você não tem certeza se precisa ou não, geralmente é mais seguro deixar os cookies ativados, caso interaja com um dos recursos que você usa em nosso site. Esta política é efetiva a partir de 5 Junho de 2025.
seo para produtos
10 de junho de 2025
Descubra como o SEO para produtos pode atrair tráfego qualificado, reduzir o CAC e aumentar a conversão do seu e-commerce com estratégias inteligentes.