SEO e Conteúdo

SEO é uma área de marketing e tecnologia responsável pela aquisição orgânica de clientes. Por meio de um conjunto de estratégias e otimizações, o objetivo de SEO é melhorar o posicionamento da sua marca no Google e em outros buscadores, aumentando o tráfego orgânico. Quanto mais próximo das primeiras posições, mais cliques o site recebe e maior a chance de conversão.

Benefícios do SEO nas Operações


As principais vantagens de uma estratégia estruturada de SEO e Conteúdo são:


  • É uma fonte de tráfego sem necessidade de investimento
  • Aumenta a representação do tráfego orgânico em receita
  • Incentiva a conversão e contribui para a experiência do usuário
  • Promove o reconhecimento da marca no ambiente digital
  • Diminui a dependência de mídia e reduz o custo por aquisição
  • A taxa de cliques é maior do que a de outros canais
  • Os resultados são consistentes e duradouros


Principais métricas

Os principais indicadores que a gestão de SEO almeja melhorar são:


  • Posicionamento: Posições das palavras-chave nas plataformas de busca
  • Impressões: Alcance da marca nas ferramentas de pesquisa, como o Google
  • Taxa de cliques: A média de vezes em que uma visualização gera um clique
  • Cliques: Acessos recebidos por meio dos resultados orgânicos
  • Receita: Valor em dinheiro das vendas provenientes do canal orgânico

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Metodologia SEO: Estrutura por Fases


O planejamento de SEO é iniciado por uma auditoria técnica e análise de tráfego, mapeando todas as oportunidades de melhoria do projeto. Em seguida, elaboramos um plano de ação contemplando os três principais pilares de SEO: técnico, on page e off page.


SEO Técnico


Rastreamento: Certificar que todas as páginas esatão acessíveis para os motores de busca em poucos cliques

Indexação: Garantir que não haja nenhum motivo impedindo a indexação de uma página

Renderização: Validar se os conteúdos estão sendo interpretados corretamente pelos motores de busca.

Canonical: Campo em que definimos a URL principal, evitando duplicidade em páginas com filtros ou UTM

Robots e sitemap: Arquivo onde incluímos regras para os motores de busca e compilamos as páginas do site

Core Web Virals: As principais métricas de performance mensuradas pelo Google


SEO On page


Conteúdo útil: Desenvolvimento de conteúdo original e útil para o usuário, de acordo com as diretrizes do Google

Meta tags: São os títulos e as descrições que aparecem nos resultados de busca e que devem estar otimizadas

Heading tags: A hierarquia de títulos e subtítulos das páginas, organizados de maneira estratégica

Estudo de palavras-chave: Mapeamento de termos que serão utilizados na estratégia de conteúdo com volume de busca

Links internos: Inclusão de links entre as páginas para compartilhar a autoridade e promover a rastreabilidade

Dados estruturados: Conteúdos e informações que, seguindo determinados critérios, aparecem com destaque no Google


SEO Off page


Link building: Construção de autoridade no ambiente digital por meio da conquista de links de outros sites

Digital PR: Estratégia de compartilhar dados e informações relevantes para aumentar a visibilidade da marca

Revisão de links tóxicos: Remoção de links que prejudicam a autoridade do site ou que são provenientes de spam


Estratégias específicas


Otimização de taxonomia: Revisão da árvore de categorias e nomenclatura dos termos para otimizar a estratégia de SEO

Páginas de coleção: Criação de páginas long-tails para contemplar termos específicos e com maior chance de conversão

Mapa do site: Página com os departamentos, categorias e subcategorias do site para acelerar o rastreamento das páginas

Otimização de imagens: Redução do peso das imagens, adequação dos formatos e inclusão da tag alt text

Topic Cluster: Organização de conteúdos em torno de um tema principal em que há diversos tópicos complementares

Entregáveis do SEO e Conteúdo


No dia a dia da gestão de SEO, entregamos uma série de análises, execuções e relatórios para garantir uma operação estruturada e orientada a resultados. Entre os principais entregáveis, destacamos:


  • Análise de tráfego e indexação: Acompanhamento das principais métricas de SEO, incluindo posicionamento, tráfego e indexação
  • Auditoria técnica: Diagnóstico de todos os itens técnicos do site, corrigindo erros encontrados e efetuando melhorias técnicas nas páginas
  • Estudo de palavras-chave: Mapeamento dos termos mais buscados pelos usuários e adequação da estratégia de acordo com o volume de busca
  • Produção de conteúdo: Desenvolvimento de conteúdo otimizado para as páginas de categorias, produtos e campanhas
  • Revisão de meta tags e heading tags: Otimização dos principais campos on page, contendo a title, description e estruturação de heading tags.
  • Otimização da árvore de categorias: Revisão da hierarquia de departamentos, categorias e subcategorias
  • Criação de páginas de coleção: Elaboração de páginas para termos específicos com o objetivo de ampliar o número de palavras-chave e incentivar a conversão.
  • Estratégia de links internos: Inclusão de links inteligentes entre as páginas para tornar a taxa de rastreamento mais eficiente
  • Prospecção de link building: Mapeamento de portais de conteúdo e notícias para efetuar parcerias de link building
  • Revisão de dados estruturados: Análise e elaboração dos principais dados estruturados para e-commerce e sites institucionais
  • Otimização do robots e sitemap: Atualização das regras do robots.txt e revisão das páginas no sitemap.xml.
  • Análise do tempo de carregamento: Avaliação da performance do site e indicação de oportunidades de melhoria

Conclusão


REVER


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